Falta de divisórias entre os caixas interdita banco em Nova Odessa

O Procon de Nova Odessa (SP) lacrou na manhã desta segunda-feira (10) a agência do banco Itaú localizada no Centro da cidade. A interdição temporária, segundo o órgão de defesa do consumidor, é em razão do descumprimento do prazo para que biombos fossem instalados no interior da agência, conforme prevê legislação municipal em vigor desde 2010.

O diretor do Procon, Elvis Ricardo Garcia, explicou que no dia 31 de janeiro, acompanhado do vereador e membro da Comissão dos Direitos do Consumidor da Câmara, José Pereira (PPS), visitou as únicas duas agências do município que ainda não cumpriam a lei: o Bradesco e o Itaú.

"Demos prazo de uma semana para que os bancos instalassem as divisórias. O Bradesco cumpriu, mas constatamos nesta segunda-feira que o Itaú seguia desrespeitando a lei. Por isso, decidimos pela lacração da agência. Os biombos são importantes, pois sem eles o consumidor fica vulnerável à ação de criminosos, que podem ver o quanto é sacado e realizar crimes", disse.

O Itaú funciona no mesmo endereço, na Rua Rio Branco, há 32 anos, de acordo com o Procon. "Tivemos uma reunião com os responsáveis pela agência que nos prometeram que até as 11h desta terça-feira (11) as divisórias estarão instaladas. Agora estamos estudando um termo de compromisso para que, no prazo de seis meses, o Itaú se mude para um prédio que tenha condições de melhor atender seus 3,5 mil correntistas", afirmou o diretor do Procon.

​Resposta do Itaú
Em nota enviada pela assessoria de imprensa, o banco respondeu o seguinte: "O Itaú Unibanco informa que o bem-estar e a segurança de colaboradores e clientes são preocupações constantes. Por isso, os biombos serão instalados nesta segunda-feira, para que a agência esteja em perfeitas condições na terça-feira (11). Cabe ressaltar que os clientes têm à disposição o atendimento em todas as agências da rede e também o Itaú 30 Horas pela internet (www.itau.com.br) ou pelo telefone 4004-4828."